Etnomatemática no XIII ENEM
Etnomatemática está presente no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (XIII ENEM), que ocorrerá em Cuiabá / Mato Grosso, de 14 a 17 de julho de 2019, com a temática «Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica – Interfaces entre pesquisas e salas de aula».
Submissões abertas até 31 de março.
Etnomatemática é subeixo 9 do eixo 1 (Práticas Escolares) e está contemplada no subeixo 12, «Educação Matemática e Diversidade Cultural», do eixo 2 (Pesquisa em Educação Matemática).
Ementas relativas à Etnomatemática:
Subeixo 9: «Este eixo tem como foco a educação matemática que se realiza em espaços escolares e não escolares, examinada em suas articulações com questões relativas à cultura. Problematiza educação matemática, cultura e diversidade cultural em seus mais amplos aspectos: filosóficos, sociológicos, antropológicos e históricos, entre outros, cabendo, pois, estudos ligados à etnomatemática e à educação crítica, além daqueles que se alinham à problematização da linguagem e da diferença na contemporaneidade. Compreende aprender e ensinar matemática, produzir e compartilhar matemática, na escola ou em outros espaços, implicados em múltiplos processos de subjetivação.».
Subeixo 12: «Pesquisa em Educação Matemática e Diversidade Cultural. Aspectos filosóficos, sociológicos, antropológicos e históricos que sustentam a diversidade cultural, a Etnomatemática e Educação Matemática Crítica.».